Instituto Pensar - Planalto tem primeira morte por Covid; vítima era servidora da Presidência

Planalto tem primeira morte por Covid; vítima era servidora da Presidência

por: Nathalia Bignon 


Túnel que dá acesso do Palácio do Planalto ao anexo II – (Foto: Marcos Corrêa/PR)

A Secretaria-Geral da Presidência da República confirmou, na segunda-feira (17), a primeira morte por Covid-19 entre servidores do Palácio do Planalto. A servidora Maria Helena Ribeiro Maier era especialista em políticas públicas e gestão governamental da Secretaria de Governo da Presidência da República e atuava na Secretaria Especial de Assuntos Federativos desde 2011. Ela faleceu na madrugada da segunda por complicações da doença.

Maria Helena trabalhava no Planalto cedida pela Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, seu órgão de origem. Segundo o governo, ela estava em teletrabalho desde o início da pandemia.

Servidores doentes

O último balanço da Secretaria-Geral, divulgado em 4 de agosto, mostrou que 5,2% dos 3,4 mil servidores da Presidência da República contraíram a Covid-19. Na época, eram 178 servidores infectados. Um novo balanço deve ser divulgado no início de setembro.

Desde julho, funcionários do Planalto realizam o teste rápido em um dos prédios que fica na área anexa ao Palácio. De acordo com a Secretaria-Geral, mais de 50% dos servidores estão em teletrabalho ou fazem escalas de revezamento.

Covid no Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que já contraiu Covid-19, defende a retomada das atividades econômicas e das aulas. O presidente tem repetido nos últimos meses que é preciso isolar somente idosos e pessoas com doenças crônicas, que estão nos grupos de risco da doença.

Além de Bolsonaro, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também foi infectada. Entre os 23 ministros do governo, oito anunciaram testes com resultado positivo para o novo coronavírus. São eles: Augusto Heleno (GSI), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Milton Ribeiro (Educação), Wagner Rosário (CGU), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Walter Braga Netto (Casa Civil) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência).

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: